quinta-feira, 27 de maio de 2010

Histórico do Lar Francisco de Assis

A Sociedade Espírita Discípulos de Jesus foi idealizada pelo Sr. Eurípides Tenório de Lima, espírita, natural de Pilar/Al, que passou a residir em Maceió com o propósito de realizar seu sonho de fundar uma instituição espírita onde funcionassem os seguintes departamentos: escola, albergue, abrigo, e hospital.
Mantendo firme a sua idéia, reuniu-se com pessoas amigas que aderiram a sua pretensa realização e saíram em campanha às ruas da Capital/Maceió, buscando os recursos para dar início à tão sonhada construção. O Sr. Eurípides tinha uma fábrica de tamancos que angariava recursos para a obra e ainda vendia caldo de cana para somar nas despesas. Iniciou-se a construção da SEDJ, que foi fundada em 10 de fevereiro de 1926, com a Casa de Assistência aos Necessitados, na qual funcionava o ambulatório médico Dr. Bezerra de Menezes, que atendia à comunidade em primeiros socorros, curativos e pequenas cirurgias, e possuía um albergue para receber as pessoas que não podiam pagar hospedagem; e com a Escola Tereza de Jesus, na qual eram ministrados os cursos: primário pela manhã e a tarde ensinava-se corte e costura, bordado e crochê.
Em 1943, o Sr. Eurípides Tenório juntamente com a equipe da diretoria da SEDJ começaram a preparar um salão com 08 (oito) camas para funcionar o Abrigo à Velhice Desamparada. O mesmo veio a falecer antes de concretizar a fundação do abrigo, solicitando antes do ocorrido ao Professor Manoel Coelho Neto que assumisse a secretaria da SEDJ, onde o mesmo constatou a existência de uma verba federal destinada a criação de um abrigo para idosos. Posteriormente, foi fundado, em 03 de Agosto de 1947, o Abrigo à Velhice Desamparada Francisco de Assis.
Com o crescente número de idosos foi necessário ampliar as instalações do abrigo e para isto foram realizadas algumas peças teatrais com os voluntários da casa, visando arrecadar os recursos necessários às modificações, que resultaram em vários quartos.
Nos anos 70 e 80 o médico Dr. José da Costa Sarmento, prestando os seus serviços aos idosos do abrigo, começou a se preocupar não só com a saúde dos velhinhos, mas também com as estruturas do prédio que eram precárias. Assim, percebeu-se a necessidade de construir um espaço que oferecesse melhor comodidade aos internos. Em 1982, através de campanhas com voluntários e com a doação do terreno e dos materiais por um acionista da Empresa Socôco, iniciou-se a construção de um novo abrigo. Este foi inaugurado em 30 de julho de 1987 com o nome de Lar Francisco de Assis, sendo uma instituição subordinada ao Departamento de Assistência Social da Sociedade Espírita Discípulos de Jesus e com natureza jurídica de utilidade pública – entidade filantrópica.
Nesta mesma data, os idosos do antigo abrigo foram transferidos para o atual, que possui uma área interna de 2500 m² e uma praça ampla e arborizada, em número de 70 idosos, situado na Travessa Getúlio Vargas; s/n - Serraria, Maceió/AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário